Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O CLUBE CAMPESTRE DE LIVRAMENTO - CCL


O Clube Campestre de Livramento fica localizado no bairro denominado Armour, onde está a planta daquele já foi um dos, senão o maior frigorífico da América do Sul, o FRIGORÍFICO ARMOUR OU SWIFT ARMOUR.  Nas imediações existem várias edificações, todas de estilo inglês, as quais compunham a estrutura da empresa (Residência do Administrador - incorporada ao patrimônio particular da Família Gornatti; Pensão dos Solteiros - para os funcionários que assim o eram; Prédio da administração; Residências maiores - dos diretores; Residências menores - funcionários hierarquicamente inferiores;, Sede Social ou "Clube Campestre" (foto). 

Vou dar espaço aqui, para uma uma fidedigna e pessoal apresentação do clube para ANTÔNIO GORNATTI (texto postado no seu "Blog GOLFE"). O "Tonho" é golfista, administrador de Empresas, santanense, hoje radicado em porto Alegre, mas cresceu engatinhando pelos gramados do clube, até porque o clube estava exatamente ao lado da residência do seu pai, Leonel Gornatti, o mais ilustre admistrador da Swift, o qual ainda vive  no Armour, dando as suas belas "tacadas", em merecido relax pelo "green" do clube. Ele, o pai do Tonho, está para a história da Swift do Armour, tanto quanto o Campestre para o golf e o golf para o Leonel. O Tonho então, segue a linha paterna, tanto no apreço por tudo isto, quanto pela memória, afinal, tudo isto parte também, de grande e intensa parte da sua própria história de vida. Assim ele diz ... 

"Em 1917 o mundo estava em guerra. E diz a lenda que as grandes potências, preocupadas em manter suas empresas a salvo de possíveis bombardeios que poderiam prejudicar seu "esforço de guerra", autorizou e financiou a compra de várias fábricas no sul da América do Sul, principalmente saladeiros ( charqueadas ) e frigoríficos. Foi assim que a companhia Armour, de Chicago se estabeleceu em Sant'Ana do Livramento. Com a chegada de seus executivos, tratou de construir logo um "clube social" com quadras de tênis e, lógico, um campo de golfe. Foram engenheiros ingleses que projetaram a sede e a vila em volta do clube ao melhor estilo Inglês colonial. (Tive o prazer de morar em uma dessas casas por belos 15 anos de minha vida). Essa é a origem do primeiro campo de golfe do Brasil ( há controvérsias ! ), o Armour Golfe Clube, que depois veio a se chamar Clube Campestre de Livramento, que neste ano completa 90 anos.

O CCL é certamente um dos clubes mais lindos do Brasil. Sua bela história quase pode ser sentida nas grossas paredes do clube, que ainda mantém com orgulho as tabuletas de lendários vencedores dos campeonatos ali realizados. O campo foi projetado por José Maria Gonzalez, que viu, durante as obras de construção do campo, nascer seu filho Mario Gonzales, uma lenda do golfe brasileiro. Mário cresceu e aprendeu a jogar em Livramento, sendo que aos 17 anos já era campeão brasileiro amador.

Sempre que vou à Livramento vou até o campo e sento, nostálgico, na caixa dágua do Tee 8 e fico lembrando dos tempos de criança, com meu ferrinho 7 de vara cortada caminhando com passo apressado para acompanhar meu pai Leonel Gornatti e o velho profissional Flores em uma de suas divertidas partidas cuja a aposta era uma bolinha marca Dunlop 65 novinha, ainda no papel. O clube já não vive seus momentos de glória, o velho Flores já se foi, e o golfe mudou muito... mas meu pai segue lá, firme, tentando corrigir um "slicezinho" que insiste em roubar-lhe alguns valiosos strokes."

Fonte: http://www.finalsports.com.br/03/blog_golfe/index.php?pagina=30

A família Gornatti - no centro da foto -  Leonel e Tonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário