Ramiro Simões Pires e um dos marcos da nossa Fronteira.
Um "marco de fronteira" é um marco físico robusto que identifica o limite de uma linha de fronteira terrestre ou a mudança na direcção dessa linha limítrofe. São normalmente usados para marcar pontos críticos na linha de fronteira entre estados ou subdivsões suas, mas também podem servir para marcar o limite de terrenos privados onde vedações ou muros são pouco práticos ou desnecessários.
São normalmente feitos de
pedra ou
betão e colocados em pontos notáveis ou especialmente visíveis do terreno. É também comum que tenham informação inscrita com a identificação dos territórios em cada lado e uma data de colocação. (Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_de_fronteira )
História: [...] "Em 223 quilômetros de fronteira seca estão plantados 1.115 marcos de concreto, que indicam o traçado que divide os dois países [Uruguai e Brasil].
O último marco definido é o mais importante e o mais bonito:
O Obelisco, inaugurado no dia 26 de fevereiro de 1943, para festejar o convívio pacífico entre brasileiros e uruguaios.
O Obelisco desta Fronteira tem 30 metros de altura e foi construído pela Comissão de Limites de ambos países. Foi inaugurado junto com a Praça Internacional, única praça binacional do mundo, em 26 de fevereiro de 1943 com a presença dos dois Presidentes que eram Getúlio Vargas e Alfredo Baldomir.
A maior parte dos obeliscos têm seu corpo quadrangular e até mesmo cilíndrico. O nosso é triangular com três caras o que nos lembra a influência maçônica. O triângulo e o número 3 fazem parte do simbolismo maçônico. Ainda não sabemos se existe outro com 3 caras no mundo.
Na base do obelisco tem, numa de suas caras o escudo de bronze do Brasil, na segunda o escudo uruguaio e na terceira as placas recordatórias, também de bronze. Na torre, lá em cima perto da pirâmide há 2 relógios que marcam a hora, um de frente para o Uruguai e o outro de frente para o Brasil.
Tido como principal cartão postal das 2 cidades, encontra-se envelhecido pelo tempo e sem cuidados de manutenção. Ë hora de melhorá-lo!
Fonte:
http://www.fronteiradapaz.com.br/coluna.php?id=588#ixzz15dXvsh6F
Curiosidades:
"OBELISCOS DO MUNDO"
[ por Manuel Guedes ]
Fonte:
http://www.fronteiradapaz.com.br/coluna.php?id=588#ixzz15dZGgHPt
O que é um obelisco?
É um monumento pétreo que tem quatro caras trapezoides iguais e decoradas com inscrições. A palavra vem do grego obeliskos, que significa agulhas. Um obelisco se compôe de duas partes, o corpo e o piramidon. O corpo, ligeiramente convergente, arranca desde o chão ou assenta-se numa base. Lá em cima a coluna tem uma pequena pirâmide.
Origens?
Foi no antigo Egito, na religião. Originou-se no culto solar e seu deus Re.
Para quê?
Para comemoração de fatos relevantes.
Antigos e famosos?
Os mais antigos são egípcios, tendo algum deles sua pirâmide recoberta de ouro para refletir a luz do deus solar.
Modernos?
Na atualidade Roma é a cidade que tem o maior número de obeliscos, na sua maioria foram levados desde o Egito, a partir de 31 a.C. quando este país tornou-se colônia de Roma.
Muitas vezes as grandes cidades do mundo têm um obelisco.
No Brasil o mais famoso é o de São Paulo, no Parque do Ibirapuera. É um monumento funerário e lembra a Revolução Constitucionalista de 1932, guarda muitos corpos de participantes dessa revolução, dentre os quais os 4 estudantes mártires (MMCD). Tem 72 metros de altura, sendo o monumento mais alto da cidade. Sua construção foi de 1947 a 1970, porém sua inauguração foi em 9 de julio de 1955.
O Obelisco de Londres é autenticamente egípcio da época de Tutmósis III.
O de Nova Iorque, também egípcio, foi colocado no Central Park em 1880. Também nos Estados Unidos o de Washington D.C, é dos mais conhecidos do mundo.
O de Paris, erigido em 1832, pertencia ao templo de Luxor. Possui 1600 hieroglíficos que se podem ler verticalmente. Era do tempo de Ramsés II e constitui um só bloco de granito.
Em Buenos Aires seu Obelisco foi feito para os festejos do quarto centenário da cidade.
O de Montevidéu é uma homenajem aos constituíntes responsáveis pela primeira Constituição do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário